Fraude: Dois homens de Brampton e Mississauga acusados de vender iPhones falsos

Dois homens foram acusados de fraude depois de supostamente terem vendido iPhones falsos da Apple no Facebook Marketplace. Em alguns casos, os homens terão agredido e roubado as vítimas, avançou esta manhã a polícia de Toronto.

Foi lançada uma investigação denominada ‘Project Paper Bag’ na sequência de denúncias, que remontam a 2021, de dois homens que cometeram fraudes utilizando a plataforma Facebook Marketplace.

Alegadamente os dois homens criaram anúncios de venda de iPhones da Apple.

A polícia de Toronto disse que eles vendiam equipamentos fraudulentos que se assemelhavam a iPhones da Apple ou forneciam caixas de telemóveis que continham arroz ou areia. Também ofereciam recibos falsos dos telemóveis para convencer as vítimas de que os telemóveis eram autênticos.

Várias das interações com as vítimas resultaram em confrontos físicos e, segundo as autoridades, as vítimas foram agredidas e os homens roubaram-lhes o dinheiro.

A 19 de abril de 2024, a unidade de crimes graves de Toronto executou três mandados de captura em Toronto e na região de Peel. Os investigadores apreenderam provas, incluindo uma grande quantidade de dinheiro e caixas de telemóveis falsos contendo arroz.

A polícia identificou os dois homens como Jovane Martin, de 25 anos, de Brampton, e Jeremiah Stoute, de 25 anos, de Mississauga. A dupla é alvo de várias acusações, incluindo conspiração para cometer um delito, 13 acusações de fraude inferior a 5 mil dólares e duas acusações de roubo cada, entre outros crimes relacionados.

O Facebook Marketplace é uma plataforma social que permite aos utilizadores comprar, vender e trocar bens e serviços com outras pessoas da sua comunidade local.

FOTO: TORONTO POLICE