FRANCESES ESCOLHEM DOMINGO ENTRE MACRON E LE PEN

LusaParis, 06 mai (Lusa) — Os franceses votam este domingo na segunda volta das presidenciais com o centrista Emmanuel Macron como favorito para derrotar a líder da extrema-direita, Marine Le Pen, e, aos 39 anos, tornar-se o mais jovem presidente francês.

Depois de uma campanha intensa e de uma primeira volta marcada pela exclusão dos partidos que partilharam o poder nas últimas cinco décadas – republicano e socialista -, a eleição vai decidir-se entre dois candidatos que se assumem como antissistema mas que têm visões completamente diferentes sobre o futuro de França e da Europa.

“Viramos hoje claramente uma página da vida política francesa”, disse à agência France Presse, nas vésperas da segunda volta, Emmanuel Macron, ex-ministro do governo socialista de François Hollande que criou em 2016 o movimento “En Marche!” para se candidatar pela primeira vez a uma eleição.