No passado fim de semana, as pessoas em todo o Canadá e no mundo viram uma bela variedade de cores no céu noturno, com uma deslumbrante exibição de uma aurora boreal, também conhecida como as luzes do norte.
Tania Wood, uma fotógrafa de Collingwood, Ontário, captou algumas imagens impressionantes da histórica tempestade geomagnética de 10 e 11 de maio.
“Esta é a tempestade mais forte que consegui fotografar. Nada mais se compara a ela”, diz Wood.
A fotógrafa local diz que fez da perseguição das luzes do norte um passatempo desde que as avistou pela primeira vez em Parry Sound, enquanto acampava, há seis anos.
Wood segue a tempestade usando um aplicativo gratuito de notificação de radar meteorológico que permite que as pessoas saibam quando a tempestade solar pode acontecer.
Sabendo que a tempestade estava a chegar, Wood diz que se dirigiu para a ‘Sunset Point Beach’, o ponto mais escuro de Collingwood, assim que começou a escurecer.
“Esperei pacientemente durante uma hora e, finalmente, o espetáculo de luzes começou e foi a coisa mais incrível que alguma vez tinha visto na minha vida”, recorda.
“Era um enorme feixe de luz branca que explodiu no céu, e toda a escarpa estava iluminada, e eu não sabia para onde olhar, porque havia cores brilhantes e incríveis em todas as partes do céu.”
Wood diz que, apesar de normalmente perseguir as luzes do norte na região três a quatro vezes por ano, normalmente está demasiado nublado para ver alguma coisa.
“É por isso que foi tão fenomenal que tudo correu na perfeição”, diz Wood.
Estima-se que este extraordinário espetáculo de cores tenha sido a tempestade geomagnética mais grave a atingir a Terra nos últimos 20 anos, tornando o espetáculo de luzes visível em todo o Canadá.