Fórum de reguladores digitais assinala dois anos de colaboração com Governo federal

Pexels

O Fórum Canadiano de Reguladores Digitais alcançou um marco importante no seu segundo ano de colaboração com o lançamento de um artigo que explora o impacto da media sintética nos canadianos e nas organizações do Canadá.

O documento, intitulado ‘Media sintética no panorama digital’, fornece uma visão geral sobre o panorama regulatório global no que se refere ao conteúdo produzido usando inteligência artificial (IA), ou outras tecnologias automatizadas, e ainda

considerações importantes para indivíduos e organizações, à medida que a tecnologia se desenvolve.

No documento constam ainda as vantagens e desvantagens de cada departamento do fórum.

A Comissão Canadiana de Radiotelevisão e Telecomunicações (CRTC) explora como a media sintética fornece novas ferramentas aos criadores canadianos para gerar conteúdo audiovisual e áudio, reduzindo potencialmente os custos e aumentando a acessibilidade.

O Departamento de Concorrência do Canadá analisa como o uso de ‘deepfakes’ para enganar e iludir o público pode violar a Lei da Concorrência e as disposições da Legislação Antispam do Canadá. Propõe também três considerações para o desenvolvimento de rótulos que identifiquem media sintética.

O Conselho de Direitos Autorais do Canadá analisa o aumento da criação e disseminação de conteúdo de IA generativa e como isso está a trazer à tona novas considerações sobre direitos autorais, como autoria e remuneração justa, e analisa as respostas políticas e regulatórias ao nível nacional e internacional.

O Gabinete do Comissário de Privacidade do Canadá (OPC) concentra-se nas formas pelas quais informações pessoais podem ser usadas na criação de media sintética, como ‘deepfakes’, que frequentemente dependem de informações pessoais para replicar imagens com precisão.

O fórum publicou ainda um relatório com o balanço do segundo ano de trabalho e as prioridades para o terceiro.