Flotilha que ruma a Gaza partiu completa da Sicília

Roma, 19 set 2025 (Lusa) — A flotilha que se propõe levar ajuda humanitária para Gaza, que conta com cidadãos portugueses, está a caminho daquele enclave do Médio Oriente, com um total de 42 navios, após 18 embarcações italianas se terem juntado, ao largo da Sicília.

Segundo uma porta-voz da iniciativa humanitária (“Global Sumud Flotilla”), que visa quebrar o embargo israelita a Gaza e apoiar a população local, aquela frota marítima vai ainda ser reforçada com seis navios, à passagem pela Grécia, depois de ultrapassados vários problemas técnicos e climáticos.

“Estamos a navegar para lá e não vamos parar, desta vez”, disse Maria Elena Delia.

À frota que partiu da Tunísia, no passado domingo e é composta por embarcações de países do Magrebe e outras provenientes de Espanha, juntaram-se 18 navios italianos no porto siciliano de Portopalo.

A bordo estão ativistas, artistas e outras pessoas, como a sueca Greta Thunberg, conhecida pela sua intervenção contra as alterações climáticas, e a ex-presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau.

Ambos os grupos – italiano e tunisino – sofreram atrasos nos seus planos: os italianos deveriam zarpar a 04 de setembro, mas tal não foi possível devido a problemas logísticos e a condições meteorológicas adversas.

A delegação tunisina alegou ter sofrido um ataque de ‘drones’ a dois dos seus navios na semana passada, o “Família Madeira” e o “Alma”, o que não foi confirmado pelas autoridades de Tunes.

No passado dia 09 de setembro, a organização difundiu um vídeo que mostrava o que chamou ataque por ‘drone’ (aeronave telecomandada) contra o navio “Família Madeira”, o qual pegou fogo, quando estava atracado no porto de Sidi Bou Said, arredores de Tunes.

Neste navio viajavam a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício, embora ambas não se encontrassem na embarcação no momento, e um ativista, Miguel Duarte.

A frota italiana inclui outros quatro políticos: as eurodeputadas Benedetta Scuderi e Annalisa Corrado, respetivamente da Aliança Verde e de Esquerda e do Partido Democrático; um deputado deste último, Arturo Scotto; e o senador Marco Croatti, do Movimento 5 Estrelas.

HPG (PDF/JH) //APN

Lusa/Fim