
Lisboa, 04 jul (Lusa) – A agência de notação financeira Fitch está atenta à elevada dívida pública portuguesa, às fraquezas da banca e ao desemprego, alertando para que, nestes aspetos, Portugal fica muito abaixo de outros países com ‘rating’ de investimento.
Em 16 de junho, a Fitch melhorou a perspetiva da dívida pública portuguesa de estável para positiva, mas manteve a nota em ‘BB+’ (lixo). Isto significa que, na próxima revisão, a agência de notação pode rever, positivamente, o ‘rating’ atribuído a Portugal, para uma nota do patamar ‘BBB’, o primeiro nível acima de ‘lixo’.
Numa nota aos investidores divulgada hoje, a agência norte-americana afirma que as “sensibilidades do ‘rating'” são a descida da dívida (o que “seria positivo” para o ‘rating’ atribuído, enquanto, em sentido contrário, falhar essa redução seria “negativo”) e o apoio à banca (sendo que a ausência de novos “fatores de stress” seria positiva e que, em contraste, qualquer problema que envolva custos para a dívida pública seria negativo).