First Portuguese: Comemoração dos 60 anos da escola de português

Foto: Márzio Lorenzo

A escola do First Portuguese Canadian Cultural Centre de Toronto comemorou o seu sexagésimo aniversário com uma cerimónia de homenagem às professoras que dedicaram anos ao ensino da língua e cultura portuguesas. Fundada a 10 de outubro de 1964, a escola mantém viva a língua e a cultura lusófonas entre as novas gerações da comunidade portuguesa no Canadá.

Martin Francisco, de seis anos, um dos alunos da escola, partilhou connosco o seu entusiasmo pelas aulas de português: “Eu gosto de estudar português, porque é divertido,” disse, acrescentando que aprender a língua lhe permite comunicar melhor com os avós. Entre as expressões que aprendeu, “Boa tarde” é a sua preferida.

A celebração do sexagésimo aniversário da escola contou com homenagens. Entre as homenageadas, incluíram-se três professoras que dão aulas atualmente: Ema Delgado, Deolinda Silva e Ana Raquel Santos.

“Elas são professoras que já estão no First há bastante tempo e fizeram um bom trabalho,” disse o presidente da associação, César Fernandes, ao Correio da Manhã Canadá (CMC). “Nos últimos anos, passaram o testemunho a outras professoras para que a escola portuguesa continue a ter o mesmo sucesso e para que os alunos continuem a aprender a mesma matéria e cultura.”

Ema Delgado, uma das homenageadas e professora há 37 anos na escola, falou da importância de aprender a língua portuguesa ainda nos dias de hoje. “Temos aqui três turmas a funcionar na sede do clube, com alunos desde a pré-primária até ao nível A2. As crianças vêm motivadas, temos várias atividades, portanto o ensino do português tem futuro,” explicou Ema.

“É óbvio que os pais trazem os seus filhos para aprenderem a língua, para terem a possibilidade de falarem com os familiares, com os avós e com os amigos, quando vão a Portugal.”

A escola do Clube Luso-Canadiano de Toronto, hoje conhecido como First Portuguese Canadian Cultural Centre, foi considerada oficial para todos os efeitos por decreto-lei em 1968. Durante muitos anos, a escola fez parte da Direção Escolar Católica e da Direção Escolar Pública de Toronto.

Na sede do clube, houve aulas para adultos, lecionadas pela professora Celina de Melo, e ainda aulas para crianças durante a semana. Celina, que em 2001 foi uma das responsáveis pelo projeto piloto do campo de férias, foi também homenageada. Ela foi diretora de 1981 até ao ano de 2020.

“Eu acho que fiz um bom trabalho, mas tenho a certeza que isso se deveu não só a mim, mas ao grupo de professores que trabalharam comigo, que também me ajudaram”, contou a professora reformada ao CMC.

“Eu nunca fazia nada na escola sem falar com eles, sem saber se aquilo que estava a fazer era bom ou mau. Não somos colegas, somos amigos.”

Atualmente, as aulas continuam apenas aos sábados de manhã, das 9 am às 12:30 pm, na sede da associação, localizada no número 60 da Caledonia Road, em Toronto.

Carina Paradela, diretora de operações do First Portuguese, partilhou o seu entusiasmo com a celebração: “Estou muito feliz, era isto que nós queríamos. Deixo aqui um agradecimento a todas as professoras, professores, diretores, diretoras.”

Já Auriane Fazendeiro, diretora-geral do First Portuguese, destacou o simbolismo da ocasião. “O destaque da noite é celebrar os 60 anos do First. Estamos muito felizes com esta festa, de celebrarmos com pessoas que fazem parte do passado, do presente e do futuro do First”, contou ao CMC.

Antes de se apresentar no palco, Catarina Gomes, que é membro da Cantuna, falou da história da avó dela e da mãe na escola do First Portuguese Canadian Cultural Centre de Toronto. Ambas foram professoras.

“A escola tem um lugar muito especial na nossa família e na nossa comunidade. A minha avó Branca foi uma das primeiras professoras na escola do First e a minha mãe também lecionou aqui. Eu própria tive a honra de ensinar no First durante um ano ou dois”, disse, durante um discurso.

“A minha mãe pediu-me para partilhar a sua admiração pela resiliência e capacidade de adaptação da escola e dos professores. O corpo docente enfrentou desafios com coragem e dedicação, sempre com espírito de amizade e profissionalismo.”

Com décadas de dedicação ao ensino da língua e cultura portuguesas, a escola do First Portuguese Canadian Cultural Centre continua a assumir-se como um pilar da comunidade luso-canadiana, assegurando que as novas gerações mantêm uma ligação às suas raízes.