
Redação, 18 fev 2021 (Lusa) — O financiamento das administrações públicas disparou em 2020 para 12.343 milhões de euros, o valor mais alto desde dezembro de 2014 e que compara com 1.200 milhões de euros em 2019, informou hoje o BdP.
Segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), no ano passado as administrações públicas financiaram-se junto de bancos residentes em 10.600 milhões de euros e junto do exterior em 2.300 milhões de euros.
Em contrapartida, neste perÃodo, o financiamento das administrações públicas junto de outros residentes totalizou -600 milhões de euros.
O financiamento através de tÃtulos foi de 19.100 milhões de euros. Em compensação, verificou-se um financiamento através de empréstimos lÃquidos de depósitos de -6.700 milhões de euros.
O financiamento das administrações públicas é uma estatÃstica mensal que mede as necessidades de financiamento lÃquidas do setor, isto é, as variações de passivos em tÃtulos e empréstimos deduzidos da variação dos ativos em depósitos e tÃtulos de dÃvida.
Sendo um indicador apresentado como uma variação acumulada desde o inÃcio de cada ano, um valor negativo significa que, em termos lÃquidos, no perÃodo em questão, as administrações públicas amortizaram dÃvida ou, em alternativa, aumentaram as suas aplicações em ativos financeiros.
PD // EA
Lusa/Fim



