Finanças: Corte temporário do GST/HST entra em vigor no próximo sábado

Foto: ROMAN ODINTSOV/Pexels

A suspensão temporária do imposto sobre bens e serviços (GST) e do imposto harmonizado sobre vendas (HST) está a preocupar os pequenos negócios do Canadá. A Federação Canadiana de Empresas Independentes (CFIB) alerta que o chamado ‘tax holiday’ pode causar grande confusão.

Sábado, dia 14 de dezembro, foi a data escolhida para a entrada em vigor da medida. O desconto aplica-se a diversos artigos, como roupas infantis, calçado e algumas bebidas alcoólicas. O objetivo é aliviar os canadianos financeiramente durante a época festiva, com uma poupança estimada de 1,5 mil milhões de dólares. Contudo, os retalhistas dizem que tiveram apenas duas semanas para se preparar, num dos períodos mais movimentados do ano.

De acordo com a CFIB, os comerciantes estão a ter dificuldades em interpretar as novas regras. Algumas categorias fiscais, como brinquedos diferenciados por idade ou bebidas por teor de álcool, não existiam anteriormente. Face à nova medida, muitos empresários tiveram de contratar contabilistas para evitar erros. Enquanto isso, outros improvisam.

A CFIB apela ao Governo que seja tolerante com erros de boa-fé.