Finanças: Canadá altera regras de empréstimos com juros elevados

Foto: Pexels

A 1 de janeiro, entraram em vigor novas alterações aos empréstimos com juros elevados e aos empréstimos do dia de pagamento no Canadá, numa tentativa de reprimir as práticas de “empréstimos predatórios”. Os regulamentos foram introduzidos pelo Governo federal em 2023, como uma atualização dos ‘Regulamentos sobre taxas de juro criminais’.

Após a preocupação com o facto de os credores predatórios se aproveitarem de pessoas vulneráveis em comunidades com rendimentos mais baixos, o Governo federal anunciou duas grandes alterações: estabelecer limites para os encargos com empréstimos do dia de pagamento e limitar as taxas de juro que podem ser cobradas nos empréstimos.

Estas alterações destinam-se a ajudar os mutuários, mas, de acordo com o setor dos empréstimos do dia de pagamento, significa que alguns clientes poderão deixar de ter direito a empréstimos com juros elevados.

Outras alterações dizem respeito a empréstimos com juros elevados. A taxa de juro criminal que podia ser cobrada antes de 1 de janeiro era de 47,9%. A 1 de janeiro, o limite máximo passou a ser de 35% dos juros. Assim, se o crédito for mau, o máximo que lhe pode ser cobrado por um empréstimo é 35% de juros.

Os defensores das alterações dizem que o limite máximo das taxas pode ajudar alguns mutuários que ficaram presos num ciclo de dívidas. Se conseguirem melhorar a sua notação de crédito, podem qualificar-se para empréstimos com juros mais baixos e poupar dinheiro.

É também um lembrete para que tentem sempre pagar as suas contas a tempo para manter a sua classificação de crédito em boa posição. Quando a pontuação de crédito é baixa, pode ser mais difícil obter aprovação para um empréstimo automóvel, uma hipoteca ou um cartão de crédito.