FC Porto e Sporting de Braga tentam intrometer-se entre equipas das ‘big-5’ na Liga Europa

Redação, 21 set 2025 (Lusa) — O FC Porto e o Sporting de Braga encaram a presente edição da Liga Europa de futebol com o desafio de ‘ombrearem’ com as equipas das cinco principais ligas europeias, potenciais candidatas a erguer o troféu.

Desde que os ‘dragões’ venceram os minhotos na final de 2010/11, por 1-0, com um golo do colombiano Radamel Falcao em Dublin, a segunda prova europeia de clubes foi sempre ganha por emblemas de Espanha, por oito vezes, de Inglaterra, por quatro, de Itália ou Alemanha, uma vez cada, países que lideram o ranking da UEFA com a companhia da França, quinta classificada.

Em conformidade com essa tendência, os ingleses do Aston Villa e do Nottingham Forest, os espanhóis do Betis e do Celta de Vigo, os italianos da Roma, os alemães do Friburgo e do Estugarda e os franceses do Lyon, treinados por Paulo Fonseca, e do Nice apresentam-se como candidatos a suceder ao Tottenham como vencedor de uma prova que conta com 15 equipas da época anterior.

Sétimo classificado da Premier League na época transata, o Forest regressa às provas da UEFA 29 anos depois da última participação e é o adversário mais cotado de ‘dragões’, que visitam Nottingham em 23 de outubro, e de arsenalistas, que recebem o conjunto inglês em 22 de janeiro, o conjunto que venceu a Taça dos Campeões Europeus em 1978/79 e 1979/80.

Já sem os portugueses Nuno Espírito Santo, técnico despedido em 09 de setembro, e Jota Silva, atacante cedido aos turcos do Besiktas, o campeão europeu de clubes em 1978/79 e 1979/80 volta a competir na UEFA 29 anos depois da última participação, agora sob o comando do australiano Ange Postecoglou, vencedor da Liga Europa 2024/25, pelos ‘spurs’.

Já o Villa, campeão europeu de clubes em 1981/82, disputa as competições europeias pela segunda temporada seguida, após atingir os quartos de final da Liga dos Campeões, mantendo o treinador espanhol Unai Emery e o guarda-redes argentino Emiliano Martínez.

Finalista vencido da edição anterior da Liga Conferência, o Betis mantém elementos dessa campanha, como o espanhol Isco e o brasileiro Antony, contratado a título definitivo ao Manchester United, enquanto o outro representante espanhol, o Celta, volta às provas da UEFA nove anos depois de ter sido semifinalista da Liga Europa.

A Roma, que tem o argentino Dybala como principal referência, participa na competição pela quarta temporada consecutiva, enquanto o Lyon tem como ‘fasquia’ os quartos de final da época transata, em que foi eliminado pelo United do português Rúben Amorim.

O Nice tem a ‘obrigação’ de melhorar o 35.º e penúltimo lugar da fase de liga de 2024/25, num calendário que inclui a visita ao Estádio do Dragão, para o embate com os ‘azuis e brancos’, em 27 de novembro, para a quinta jornada, e a receção aos bracarenses, em 11 de dezembro, para a sexta ronda.

A fase de liga, que se inicia em 24 de setembro, com a primeira jornada, e termina em 29 de janeiro, com a oitava e última, inclui ainda três embates luso-neerlandeses, num momento em que os Países Baixos ocupam o sexto lugar do ranking da UEFA, que garante o acesso de seis equipas para as provas europeias, e Portugal o sétimo, posição que apura cinco equipas.

Orientado pelo espanhol Carlos Vicens, que cumpre a primeira época como treinador principal, após coadjuvar Pep Guardiola no Manchester City por quatro épocas, o Sporting de Braga recebe o Feyenoord, vencedor da Taça UEFA em 1973/74 e 2001/02, na quarta-feira, e encerra a fase de liga com a visita à cidade de Deventer, para defrontar o Go Ahead Eagles.

Na quarta jornada, em 06 de novembro, o Utrecht recebe o FC Porto do italiano Francesco Farioli, treinador que, na época passada, atingiu os oitavos de final por outra equipa neerlandesa, o Ajax, eliminado pelo Eintracht Frankfurt.

Concluída a fase de liga, os oito primeiros classificados apuram-se diretamente para os oitavos de final, marcados para 12 e 19 de março, enquanto as formações classificadas entre o nono e o 24.º lugares disputam o play-off de acesso aos oitavos, em 19 e 26 de fevereiro.

Os jogos dos ‘quartos’ estão agendados para 09 e 16 de abril, as ‘meias’ para 30 de abril e 07 de maio e a final para 20 de maio, no Estádio do Besiktas, recinto com lotação para cerca de 42 mil espetadores, em Istambul, na Turquia.

 

TYME // FIG

Lusa/Fim