
Lisboa, 26 jul 2022 (Lusa) – O euro baixou hoje e voltou a negociar no nÃvel de 1,01 dólares pressionado pela crise do gás na Europa e pelos receios de uma recessão global, que levam os investidores a evitar o risco.
Às 17:55 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0126 dólares, quando na segunda-feira negociava a 1,0218 dólares.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou o câmbio de referência do euro em 1,0124 dólares.
A rentabilidade da dÃvida do Tesouro norte-americano a dois anos atingiu 2,99% e a das obrigações a 10 anos 2,8%, esta inversão na curva de rendimentos, a mais acentuada desde 2000, é um sinal de recessão.
Na União Europeia, os ministros da Energia chegaram hoje a acordo polÃtico sobre a meta para reduzir 15% do consumo de gás até à primavera, pelo receio de rutura no fornecimento russo, num “consenso esmagador” após novas exceções.
O grupo russo Gazprom tinha anunciado na segunda-feira que vai reduzir drasticamente, a partir de quarta-feira, o fornecimento de gás russo à Europa através do gasoduto Nord Stream, justificando a redução com a manutenção de uma turbina.
“A capacidade de produção da estação de compressão Portovaïa passará para 33 milhões de m3 diários em 27 de julho à s 07:00” (05:00 em Lisboa), indicou a Gazprom, ou seja, cerca 20% da capacidade do gasoduto contra os 40% atuais.
O mercado espera ainda os resultados da reunião da Reserva Federal que começou hoje e que deve levar a uma nova subida das taxas de juro nos Estados Unidos.
A concretizar-se, será a quarta subida consecutiva das taxas de juro desde março, com o banco central norte-americano a optar por aumentos progressivos.
Divisas…………….hoje ………..segunda-feira
Euro/dólar…………1,0126………………1,0218
Euro/libra…………0,84207…………….0,84809
Euro/iene………….138,35…………….. 139,68
Dólar/iene…………136,63…………….. 136,72
EO // EA
Lusa/fim



