
Singapura, 27 jul (Lusa) – O secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, disse hoje que as reiteradas reivindicações de Pequim no Mar do Sul da China “não têm fundamento no quadro do direito internacional”.
“Essas afirmações atentam contra a soberania dos Estados da região”, declarou Lloyd Austin que inicia em Singapura uma viagem ao sudeste asiático.
Trata-se de um assunto recorrente ao longo das últimas décadas: Pequim reivindica quase a totalidade do Mar do Sul da China mas vários paÃses contestam as ambições chinesas até porque se trata de um espaço marÃtimo que faz parte de uma importa rota comercial internacional.
“Nós vamos continuar a apoiar os Estados costeiros da região que querem preservar os direitos que constam do direito internacional”, acrescentou.Â
Vários paÃses como as Filipinas, a Malásia, o Brunei e o Vietname contestam as reivindicações de Pequim sobre o espaço marÃtimo caracterizado também pelas riquezas naturais.Â
Lloyd Austin disse ainda que os Estados Unidos não vão recuar perante ameaças contra os interesses de Washington mas sublinhou que os norte-americanos “não procuram o confronto” sobre o assunto.
“Estou comprometido em continuar a procurar uma relação construtiva e estável com a China incluindo comunicações de crise mais sólidas com o Exército Popular de Libertação”, afirmou.
Â
 PSP // ANP
Lusa/fim
Â
Â
Â



