
O Canadá enviou bombeiros e material para auxiliar os bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos da América (EUA), que lutam contra vários incêndios florestais.
O Governo de Ontário forneceu mantimentos e pessoal, incluindo 165 bombeiros urbanos, para apoiar a Califórnia, avançou o gabinete do premier Doug Ford. Também enviou dois bombardeiros de água com pilotos, mangueiras, bombas, motosserras, machados e outros equipamentos, e sublinhou a sua disponibilidade para enviar mais bombeiros, se necessário.
Também a premier de Alberta, Danielle Smith, anunciou o envio de uma equipa de comando de incidentes, bem como de recursos adicionais de combate a incêndios florestais, incluindo bombardeiros de água e helicópteros de visão noturna.
A agência de proteção contra incêndios florestais do Quebec (SOPFEU) também forneceu ajuda rápida à Califórnia, com dois bombardeiros de água e equipas que já estavam na região de Los Angeles. Dois aviões são enviados para os EUA todos os outonos como parte de um contrato anual, que foi prolongado este ano devido a esta emergência.
As autoridades canadianas receberam ainda um pedido dos EUA para dois aviões-tanque CL-415 com tripulações de voo para operar no sul da Califórnia. Em resposta, o ministro da Preparação para Emergências, Harjit Sajjan, disse que os recursos e equipamentos serão mobilizados conforme necessário.
Com o apoio canadiano ao país vizinho, em altura de tensão nas relações entre os países, advindas das ameaças de Donald Trump, Justin Trudeau não deixou passar a oportunidade de dar uma ‘chapada de luva branca’ ao presidente eleito nos EUA. Trudeau sublinhou nas redes sociais a empatia e ajuda canadiana: “Aos nossos vizinhos americanos: o Canadá está aqui para ajudar.”
