
Washington, 08 abr 2023 (Lusa) – Os Estados Unidos “estão ao lado de” Israel, garantiu um porta-voz da diplomacia norte-americana, na sequência de dois ataques que mataram três pessoas, na sexta-feira, em Telavive e nos territórios palestinianos.
“Visar como alvo cidadãos inocentes de qualquer nacionalidade é inconcebÃvel”, afirmou, numa declaração o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Vedant Patel.
Pelo menos um homem foi morto a tiro e cinco pessoas ficaram feridas, na sexta-feira à noite, num atentado no centro de Telavive, disse a organização de socorro israelita Magen David Adom (MDA), acrescentando que “todas as vÃtimas são turistas”.
A polÃcia israelita disse tratar-se de um “atentado terrorista contra civis, a partir de um veÃculo em movimento”.
Em Roma, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, identificou a vÃtima mortal como Alessandro Parini, apresentando condolências à famÃlia.
Horas antes, duas irmãs israelo-britânicas, de 16 e 20 anos, originárias do colonato israelita de Efrat, tinham sido mortas e a mãe gravemente ferida num ataque palestiniano na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967.
Estes dois atentados ocorreram depois de Israel ter atacado, na Faixa de Gaza e no LÃbano, alvos do movimento de resistência islâmica palestiniano Hamas, em resposta ao disparo de 34 foguetes do LÃbano sobre território israelita.
Esta intensificação da violência acontece depois de, na quarta-feira, as forças israelitas terem entrado na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém. De acordo com a polÃcia israelita, palestinianos estavam barricados na mesquita “com fogo-de-artifÃcio, paus e pedras”.
As condenações internacionais da violência israelita sobre os palestinianos multiplicaram-se, e o Hamas, no poder na Faixa de Gaza, condenou “um crime sem precedentes” de Israel, apelando para a defesa de Al-Aqsa.
EJ // EJ
Lusa/Fim



