Estacionar em Toronto: ‘Green P’ é para manter, mas há novas hipóteses na mesa

E há novidades para quem vai estacionar em Toronto nos próximos tempos. A aplicação ‘Green P’ vai-se tornar exclusiva em algumas zonas, pelo menos para já. A autarquia já começa a colocar em cima da mesa a hipótese de pagamento através da leitura de matrículas e o recurso ao ‘touch-screen’.

Pagar para estacionar já se tornou ao longo de décadas rotina para os cidadãos de Toronto. Em 2016, a autarquia colocou ao dispor a aplicação Green P, mas agora estão a ser preparadas mais mudanças para os condutores.

Os pagamentos por ‘touch-screen’ e os novos parquímetros que leem as matrículas estão a ser considerados.

Em setembro passado, a Câmara Municipal aprovou um programa-piloto de um ano que prevê que os condutores só paguem utilizando a aplicação ‘Green P’ nos seus telemóveis.

De acordo com um relatório municipal, o uso da aplicação cresceu de 49%, quando foi introduzida pela primeira vez, para mais de 75% no ano passado, com mais de 1,6 milhões de subscritores.

A partir do próximo mês, o programa-piloto prevê a criação de 13 zonas exclusivas para a ‘Green P’ na baixa de Toronto e em North York, onde a aplicação é mais utilizada e há menos lugares de estacionamento.

Ao mesmo tempo que se recorre a um simples telemóvel para pagar o estacionamento, o número de pessoas que utilizam as máquinas de pagamento continua a diminuir.

A Autoridade de Estacionamento continua a gastar dinheiro para substituir as máquinas envelhecidas na rua, mesmo depois de reconhecer que algumas não estão a gerar receitas suficientes para compensar os custos operacionais.

FOTO: APP STORE