Espécie Invasiva: Minhoca-martelo encontrada em Ontário

Invasora e tóxica, a minhoca-martelo, que pode crescer até quase um metro de comprimento, chegou a Ontário. Com avistamentos em toda a GTA a tornarem-se mais prevalentes, os jardineiros e donos de animais de estimação foram alertados sobre a sua presença.

Trata-se de uma espécie invasora da Ásia que se assemelha a uma minhoca, mas tem uma cabeça em forma de martelo. Esta minhoca possui uma toxina paralisante feita da mesma molécula que a de um baiacu—um dos mais venenosos do mundo.

John Reynolds, um biólogo de laboratório, explica que estas minhocas não são fatais, mas podem morder e causar uma erupção cutânea e reações em crianças muito pequenas.

As minhocas-martelo são predadoras e espécies invasoras que podem perturbar os ecossistemas locais ao caçar minhocas nativas e alterar a composição do solo. Cathy Kavassalis, membro do grupo Master Gardeners of Ontario (MGOI) da Região de Halton, afirma que as minhocas provavelmente estão a entrar na província através do comércio de viveiros.

Se as encontrar, é melhor observá-la a uma distância segura sem a perturbar. Se encontrar uma num local onde não é nativa ou onde possa causar perturbação ecológica, evite movê-la para um novo ambiente. No caso de uma pessoa ou um animal de estimação ingerir uma das minhocas invasoras, é recomendado procurar imediatamente assistência médica.

Foto: Flickr