
Quito, 20 mar 2022 (Lusa) — As autoridades do Equador anunciaram a apreensão de mais de três toneladas de drogas em 16 operações policiais que resultaram na prisão de 15 pessoas nas últimas 24 horas.
O valor das drogas apreendidas é estimado em US$7,8 milhões (7 milhões de euros), segundo um vídeo publicado na conta oficial da polícia do Equador na rede social Twitter, no sábado.
O Equador apreendeu em 2021 uma quantidade recorde de drogas, 210 toneladas, principalmente de cocaína, e já confiscou mais de 40 toneladas desde o início do ano.
Anteriormente um país de trânsito ou armazenamento, o Equador, localizado entre a Colômbia e o Peru, os principais produtores de cocaína, enfrenta agora o tráfico em larga escala através de seus portos no Pacífico e a crescente venda da cocaína no mercado interno.
Cerca de 40 pessoas foram detidas em 15 de fevereiro, durante uma operação coordenada pela polícia europeia (Europol) em seis países europeus, visando o tráfico internacional de drogas.
A investigação, iniciada na Bélgica identificou contactos em vários países da América do Sul, incluindo o Brasil, Equador, Colômbia e Peru.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou em 11 de fevereiro sanções económicas contra um narcotraficante equatoriano e outro mexicano, ambos com ligações aos cartéis mexicanos de Sinaloa e Jalisco Nova Geração.
Num comunicado, os Estados Unidos acusaram o equatoriano Wilder Emílio Sánchez Farfán de ser um dos principais fornecedores de cocaína do Cartel de Sinaloa, enviando a mercadoria da sede em Guayaquil, no Equador.
A organização liderada por Sánchez Farfán fabrica a droga em laboratórios no sul da Colômbia, de onde é transportada para o Equador e daí é transportada por terra, mar e ar pela América Central até ao México, segundo o Tesouro norte-americano.
VQ // VQ
Lusa/Fim
