
Kinshasa, 08 set 2026 (Lusa) – O número de casos confirmados de Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) aumentou para 6.686 tornando-se a epidemia mais letal de sempre da doença no paÃs que já provocou a morte a 3.226 pessoas.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Kinshasa o número de casos registados até ao momento chegou aos 6.686, sendo que 1.563 doentes recuperaram e 3.226 morreram, o que se traduz numa taxa de letalidade de 48,3%.
No relatório da autoridade de saúde da RDCongo acrescentou-se que 819 doentes estão em isolamento ou hospitalizados e a taxa de monitorização dos contactos é de 85,3%, estando a provÃncia de Ituri no epicentro da epidemia de Ébola.
Até ao momento, seis provÃncias continuam afetadas pelo surto: Ituri, Kivu do Norte, Kivu do Sul, Alto Uélé, Baixo Uélé e Tshopo.
A provÃncia de Kivu do Sul não registou novos casos confirmados há 97 dias.
O instituto de saúde indicou ainda que 15 pessoas recuperaram nas últimas 24 horas, sublinhando que as ações de vigilância, assistência médica e medidas de prevenção continuam a ser reforçadas nas zonas afetadas.
A RDCongo, que em dezembro de 2025 decretou o fim de outra epidemia na região de Kasai, é considerado o paÃs com mais experiência do mundo na gestão do Ébola, tendo enfrentado mais de uma dezena de surtos e epidemias desde que o vÃrus foi identificado, em 1976.
 O vÃrus do Ébola é transmitido por contacto direto com fluidos corporais de pessoas ou animais infetados e causa febre hemorrágica grave, vómitos, diarreia e hemorragia interna.
PSP // VM
Lusa/Fim



