Ensino de francês reforçado no Yukon com novo acordo bilateral

Foto: Pexels

A 29 de setembro, Brendan Hanley, secretário parlamentar do ministro dos Assuntos do Norte e do Ártico e deputado federal por Yukon, reiterou o compromisso do Governo do Canadá com as comunidades francófonas ao anunciar a assinatura do Acordo Canadá-Yukon sobre Educação em Línguas Minoritárias e Ensino da Segunda Língua Oficial 2024-2025 a 2027-2028.

O acordo bilateral decorre do Protocolo para Acordos sobre Educação em Língua Minoritária e Ensino de Segunda Língua entre o Governo do Canadá e as Províncias e Territórios – 2024-2025 a 2027-2028.

Ao abrigo do Acordo Canadá-Yukon, foi feito um investimento de mais de 13,5 milhões de dólares no Yukon. Este financiamento vai ajudar o território a oferecer ensino de qualidade do francês como língua minoritária e do francês como segunda língua, desde o pré-escolar até ao nível pós-secundário. Está também previsto um investimento do Governo do Yukon para apoiar os objetivos do acordo.

Os acordos bilaterais com o Governo do Yukon sobre o ensino de línguas minoritárias e de uma segunda língua existem há mais de 50 anos e apoiam o território na realização de atividades destinadas ao ensino do francês numa situação minoritária e à aprendizagem de uma segunda língua oficial.