
Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) voltou a impor medidas que acirram a guerra comercial com o Canadá.
Esta sexta-feira, 29 de agosto, entrou em vigor uma nova ordem executiva assinada em julho, que impõe “todos os impostos aplicáveis” nas encomendas com valor igual ou inferior a 800 dólares enviadas para os EUA de fora da sua rede postal.
A ordem executiva acaba com a isenção do chamado Dutty Free ‘de minimis’ Shipping que permitia que pacotes de baixo valor fossem enviados sem impostos para os EUA.
Essas isenções desempenham um papel crucial na facilitação do envio rápido e acessível para os EUA a partir de comerciantes internacionais de comércio eletrónico, incluindo os canadianos, especialmente pequenas empresas e vendedores independentes.
A Canada Post informou que vai usar um processador de impostos terceirizado para garantir o fluxo tranquilo de encomendas entre o Canadá e os EUA.
Enquanto isso, mais um impacto da conhecida guerra comercial será sentido em 2026.
A fabricante de bebidas alcoólicas Diageo anunciou a 28 de agosto que vai encerrar as operações da sua fábrica de engarrafamento em Amherstburg, Ontário, no início do próximo ano, à medida que transfere parte do volume de engarrafamento para os EUA.
A fábrica, que engarrafa produtos Crown Royal, vai fechar em fevereiro, colocando em risco 200 postos de trabalho.