Educação: Ontário tem cada vez menos educadores de infância registados

Foto: Pexels

A percentagem de funcionários em creches de Ontário que são educadores da primeira infância registados tem diminuído nos últimos anos, afastando ainda mais a província de uma das suas metas no sistema nacional de 10 dólares por dia.

 

Um relatório do Ministério da Educação, publicado recentemente, mostrou que, embora tenha havido um aumento líquido no número total de Educadores de Infância Registados (‘Registered Early Childhood Educators’ – RECEs) em programas de cuidados infantis de Ontário, o número de funcionários não especializados em Educação de Infância (‘Early Childhood Education’ – ECE) nas creches cresceu ainda mais.

O número total de RECEs em tempo integral em programas de assistência infantil de Ontário aumentou em 3.488 desde 31 de março de 2022, enquanto o número de funcionários não registados aumentou em 4.426 durante esse período, revela o relatório anual de 2024 do Ministério.

Em 2022, quando Ontário aderiu ao programa nacional que visava reduzir as taxas para os pais e expandir a disponibilidade de cuidados, 58,9% dos funcionários em tempo integral em programas de cuidados infantis eram RECEs — não muito longe da meta de 60% acordada com o Governo federal.

Em dezembro de 2024, essa percentagem caiu para 56%.

A Associação de Educadores da Primeira Infância de Ontário diz que a diminuição se deve à dificuldade de contratação devido aos baixos salários. O Governo de Ontário implementou, entretanto, um teto salarial para RECEs, fixado em 24,86 dólares por hora em 2025.

Alguns defensores e operadores de creches afirmam que não basta aumentar os salários; é necessário também implementar uma escala salarial, além de pensões e benefícios, para mitigar os desafios de recrutamento e retenção.

A Associação de Operadores de Creches de Ontário acrescenta que alguns centros enfrentam dificuldades para contratar e manter funcionários suficientes para operar na sua capacidade máxima, muito menos para contemplar a expansão.

Segundo o relatório, Ontário comprometeu-se a criar 86 mil novos espaços no programa até ao final de 2026 e, até dezembro de 2024, adicionou 27.993 novos espaços.

No entanto, de acordo com Jenna Sudds, ministra federal da Família, Crianças e Desenvolvimento Social, Ontário está ainda muito distante da sua meta.

O Governo de Ontário justifica a dificuldade em alcançar a meta com o limite imposto à percentagem de espaços com fins lucrativos no seu acordo com o Governo federal, o que está a dificultar o crescimento. Apenas na Região de Peel, mais de 2 mil espaços potenciais no programa de 10 dólares por dia tiveram de ser recusados por serem operados por entidades com fins lucrativos.