
Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, 23 abr 2020 (Lusa) – A EDP Distribuição está a construir uma subestação em Vila Nova de Cerveira, orçada em quatro milhões de euros, que entrará em funcionamento no inÃcio de 2021, para abastecer quatro mil casas e 40 empresas, informou hoje a empresa.
Em comunicado, a EDP Distribuição esclareceu que a conclusão da construção da infraestrutura elétrica, com 20 MVA de potência, está prevista para o final deste ano e vai abastecer cerca de 4.000 habitações e 40 empresas da zona industrial do Fulão, dotada dos mais modernos equipamentos e sistemas de proteção, comando e controlo.
A zona industrial do Fulão, situada naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, “resultou de um investimento privado, com capital galego, com quem a Câmara estabeleceu, em 2016, um protocolo de cooperação para poder dar resposta à s solicitações dos investidores”, sobretudo da vizinha Galiza, já que os dois polos empresariais criados pela autarquia na freguesia de Campos estão lotados.
O protocolo celebrado em 2016 entre a autarquia e a empresa proprietária do parque empresarial do Fulão, com cerca de 40 hectares, determina que o municÃpio possa ser intermediário na venda dos lotes disponÃveis e que a construções Gradin, de Vigo, na Galiza, garanta a disponibilização dos terrenos e concretize as possÃveis transações com a maior celeridade possÃvel.
Segundo explicou hoje a EDP Distribuição, a “nova infraestrutura vem juntar-se à subestação de France, incorporada na Central de France, no concelho de Vila Nova de Cerveira, reforçando, assim, a aposta da empresa na zona e permitindo o reforço da qualidade de serviço no abastecimento de energia elétrica”.
Para o presidente da empresa, João Torres, citado naquele documento, a empresa “aposta, desde sempre, na modernização e automatização da rede elétrica e na redução das assimetrias regionais a nÃvel da qualidade de serviço”.
“A construção desta subestação é disso exemplo, em linha com a missão de um serviço público que a empresa presta a todos os clientes em território continental”, afirmou.
Também o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, citado na mesma nota, refere que “a intervenção constitui-se como uma excelente medida de reforço e apoio empresarial, pois aumentando substancialmente a capacidade da EDP Distribuição em termos de disponibilização de potência que assim contribui com mais e melhores condições para as empresas racionalizarem os seus procedimentos, exponenciando o seu bom funcionamento e o apetrechamento de um parque empresarial em expansão”.
ABC // JAP
Lusa/Fim



