
Uma das principais editoras canadianas está preocupada com a possibilidade de, em breve, não conseguir acompanhar o aumento dos custos de armazenamento das centenas de títulos de livros que distribui, o que poderá afetar a disponibilidade de materiais educativos e livros comerciais de costa a costa.
Funcionários da University of Toronto Press (UTP), que distribui livros para uma série de editores canadianos independentes desde 1975, afirmaram que a editora já não dispõe de espaço suficiente no seu centro de distribuição de 95 mil pés quadrados em Dufferin Street, a sul da Steeles Avenue West, e que necessita de instalações novas e modernas para acomodar a distribuição da sua vasta gama de títulos.
Para piorar a situação, os contratos de arrendamento de três locais de transbordo que a UTP tem pago para utilizar em Newmarket, Mississauga e Georgetown desde 2018 deverão ser renovados em breve e poderão sofrer aumentos.
Para além de estar a ficar sem espaço, algumas instalações também necessitam de reparações regulares e dispendiosas. No entanto, a organização sem fins lucrativos não tem capital para assumir sozinha os custos de construção ou aquisição de um armazém.
Em última análise, a UTP está a procurar a ajuda do governo para encontrar uma solução para os seus problemas de distribuição, mas isso tem-se revelado uma tarefa complexa, uma vez que as suas necessidades não se enquadram em nenhum modelo de financiamento definido.
A autarquia de Toronto e o York Centre reconheceram as necessidades do armazém, mas alegam que só o governo municipal não consegue apoiar, sendo necessário apoio provincial e federal.
Se a UTP não puder continuar as suas operações de distribuição de livros, os editores podem ser forçados a procurar os EUA para as suas necessidades, mas podem enfrentar desafios com as ameaças do presidente eleito Donald Trump de aumentar as tarifas.
A organização sem fins lucrativos distribui livros e outros materiais para 265 editoras independentes, 185 das quais são canadianas. Entre outras coisas, divulga obras de Robert Munsch, vencedores do Governor General’s Literary Awards, e finalistas do Canada Reads e do Giller Prize para bibliotecas, livrarias e escolas em todo o país.
A University of Toronto Press é também um dos últimos distribuidores de livros do Canadá, uma vez que muitos encerraram recentemente as suas atividades devido às más condições do mercado, nomeadamente a Thomas Allen and Son em 2023, após mais de um século de atividade.
A UTP é proprietária e utiliza o seu armazém de North York para a distribuição de livros desde 1986.
