
O dólar canadiano está em níveis historicamente baixos e deve continuar assim até ao final do ano. O alerta é dos especialistas.
Na segunda-feira, 18 de novembro, o dólar canadiano estava cotado a 71,18 cêntimos de dólar norte-americano. Apesar de uma ligeira subida, o dólar canadiano mantém-se num dos níveis mais baixos registados desde o início da pandemia e cerca de 4% abaixo do valor de setembro.
O banco de investimento CIBC Capital Markets diz que o dólar deve manter-se fraco, pressionado pela força do dólar norte-americano após a reeleição de Donald Trump. O dólar dos Estados Unidos da América (EUA) tem ganho terreno em relação a várias moedas estrangeiras.
Trump promete novas tarifas sobre todas as importações para os EUA. Como 75% das exportações do Canadá vão para o mercado norte-americano, isso pode agravar ainda mais a situação do dólar canadiano.
A fragilidade da moeda também reflete a diferença nas taxas de juro entre os dois países. O Banco do Canadá tem cortado taxas mais rapidamente do que a Reserva Federal dos EUA para evitar uma recessão.
Segundo os peritos, um dólar mais baixo beneficia exportadores, mas encarece as importações e as viagens. Os especialistas avisam que o nível atual é preocupante, podendo aumentar a inflação no Canadá.
