Economia: Banco do Canadá corta taxa de juro para 2,75%

Foto: X Bank of Canada

O Banco do Canadá reduziu a sua taxa de juro de referência em um quarto de ponto a 12 de março, à medida que a batalha das tarifas com os Estados Unidos da América (EUA) começa a pesar na economia canadiana.

A taxa de política monetária encontra-se agora em 2,75%, após o sétimo corte consecutivo de taxas do banco central.

O governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, disse que os sinais de estabilidade na inflação e o impulso na economia canadiana, impulsionados pelos cortes de taxa anteriores, estão em risco devido à guerra comercial com os EUA.

Macklem alertou que os danos económicos podem ser “severos”, dependendo de quão elevadas sejam as tarifas e de quanto tempo forem mantidas. Acrescentou que se o litígio continuar, o crescimento no segundo trimestre de 2025 será afetado.

Macklem afirmou ainda que o banco central irá “agir com cautela” em relação a futuras alterações nas taxas de juro, à medida que pondera o impacto no crescimento económico e as pressões ascendentes nos preços ligadas à guerra comercial.

A próxima decisão sobre a taxa de juro do Banco do Canadá está agendada para 16 de abril e será acompanhada de um conjunto revisto de previsões para a economia e a inflação.