
Monte Carlo, Mónaco, 30 nov 2025 (Lusa) — O sueco Armand Duplantis, recordista do salto com vara, e a norte-americana Sydney McLaughlin-Levrone, campeã do mundo dos 400 metros, foram hoje distinguidos com o galardão de atletas do ano, no Mónaco, pela World Athletics.
Aos 26 anos, Mondo Duplantis foi recompensado por ter batido pela 14.ª vez o recorde do mundo, fixando-o em 6,30 metros, nos Mundiais Tóquio2025.
No setor feminino, Sydney McLaughlin-Levrone conquistou a medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo nos 400 metros, especialidade a que se dedicou depois de ter conquistado o título olímpico e o recorde mundial dos 400 barreiras.
Entre os galardoados pela federação internacional de atletismo constam ainda o queniano Emmanuel Wanyonyi, campeão do mundo dos 800 metros, na categoria “pista”, enquanto a australiana Nicola Olyslagers, ouro no salto em altura, nos “concursos”, uma distinção que no masculino foi arrebatada por Duplantis.
Na especialidade de “estrada”, venceu a espanhola Maria Perez, ouro em Tóquio2025 dos 20 e dos 35 quilómetros marcha, e o maratonista queniano Sabastian Sawe, campeão das maratonas de Londres e Berlim.
Também foram distinguidos como “estrelas emergentes” o queniano Edmun Serem, que, aos 17 anos, conquistou o bronze nos 3.000 obstáculos em Tóquio2025, e a chinesa Zhang Jiale, bronze no lançamento do martelo.
JP // JP
Lusa/Fim
