
Maputo, 10 mar 2022 (Lusa) – Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida na terça-feira, no centro de Moçambique, durante uma intervenção da polÃcia para travar distúrbios numa manifestação causada pela proibição do uso da moeda malauiana, kwacha, disse hoje à Lusa fonte policial.
“Infelizmente, duas pessoas perderam a vida e uma ficou gravemente ferida, quando a polÃcia atuou para parar atos de vandalismo em Molumbo”, afirmou Sidner Lonzo, porta-voz do comando da polÃcia na provÃncia da Zambézia, onde se situa o distrito de Molumbo.
Lonzo avançou que os confrontos entre a polÃcia e populares aconteceram depois de estes vandalizarem infraestruturas públicas, durante uma manifestação contra a detenção de quatro indivÃduos que no dia anterior protagonizaram desordem na sede do posto administrativo de Coromana.
Na sequência das escaramuças, foram enviados para o posto administrativo reforços policiais, da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) e da Força de Guarda de Fronteira.
A população manifestava-se contra a decisão das autoridades do distrito de Molumbo de proibir a circulação da moeda do Maláui, kwacha, nas transações comerciais por razões não explicadas.
Vários distritos da região centro de Moçambique, incluindo Molumbo, estão na linha de fronteira com o Maláui.
Historicamente, as comunidades que vivem nos distritos fronteiriços em Moçambique usam moeda dos paÃses vizinhos no seu dia-a-dia.???
????
PMA // JH
Lusa/Fim



