Diogo Ribeiro falha Europeus de Natação em piscina curta por “limitação física”

Lisboa, 29 nov 2025 (Lusa) — O português Diogo Ribeiro, campeão mundial dos 50 e 100 metros mariposa em 2024, vai falhar os Europeus em piscina curta, devido a uma “limitação física”, informou hoje a Federação Portuguesa de Natação, a três dias da competição.

O nadador do Benfica, de 21 anos, era o elemento mais destacado dos 11 convocados para os Europeus, que vão ser disputados entre terça-feira e domingo, em Lublin, na Polónia.

“A decisão deve-se a uma limitação física, que tem condicionado o seu rendimento, impedindo-o de estar em condições ótimas de participação, salvaguardando os interesses da seleção nacional”, lê-se no comunicado da FPN.

Com a ausência de Diogo Ribeiro, emergem os nomes de Camila Rebelo, campeã europeia nos 200 costas em Belgrado2024, e Francisca Martins, bronze nos 400 livres na mesma competição, mas em piscina olímpica.

“A FPN mantém o entusiasmo e a confiança nos nadadores que estarão presentes em competição, mantendo de igual forma os objetivos traçados para este Europeu de piscina curta”, conclui o organismo liderado por Miguel Arrobas.

JP/AMG // JP

Lusa/Fim