
O tradicional Dia das Amigas foi celebrado na passada sexta-feira, 31 de janeiro, no Centro Cultural Vasco da Gama, em Brampton. O salão de festas encheu-se por completo, reunindo avós, mães, filhas, netas e bisnetas – muitas delas já nascidas no Canadá. Numa noite fria de inverno, todas saíram de casa para celebrar a amizade e a solidariedade.
A organizadora deste evento anual, tradicionalmente celebrado em São Miguel, nos Açores, foi, mais uma vez, Alcida Pacheco, antiga proprietária da empresa Catita’s Catering, em Brampton. Há duas décadas, assumiu a organização do Dia das Amigas na cidade.
Além de celebrar a amizade, este convívio tem como objetivo angariar fundos para apoiar mulheres que lutam contra o cancro. Os lucros revertem a favor do Hospital Sunnybrook, em Toronto, para estudos que procuram a cura do cancro da mama. Muitas mulheres da comunidade luso-canadiana já enfrentaram esta doença, incluindo Alcida Pacheco.
O Dia das Amigas em Brampton foi o primeiro a ser realizado em Ontário e é o evento mais antigo entre todas as comunidades luso-canadianas. A tradição na cidade teve início há mais de quatro décadas, quando um grupo de três amigas – Margarida Mota, a sua filha Nelma Oliveira e a amiga Maria do Céu Cabral – começou a celebrar esta efeméride em casa, trazendo o costume de São Miguel.
Com o passar do tempo, a festa cresceu em popularidade, passando primeiro para restaurantes e, depois, para espaços maiores, como centros comunitários. Também se espalhou por várias comunidades em Ontário, de Toronto até Windsor.
Este ano, nos Açores, o Dia das Amigas celebra-se a 13 de fevereiro, uma semana depois do Dia dos Amigos, que será a 6. Depois do Dia das Amigas, seguem-se o Dia dos Compadres e o Dia das Comadres, antes das festividades carnavalescas.
No entretenimento, um grande leque de artistas da comunidade portuguesa animou a festa, emprestando as suas vozes e canções para tornar o baile ainda mais especial. Atuaram Tony Câmara, Mike da Silva, Carlos Janeiro e César Russo. O som e a iluminação estiveram a cargo de Jaime Machado – Elite Sound DJs, que deu continuidade ao baile após as atuações.
“Já estou há 20 anos à frente desta festa. Nos primeiros 11 anos, o lucro foi doado ao Hospital das Crianças, em Toronto. Depois de ter sido diagnosticada com cancro da mama e de ter sido curada, comecei a reverter os fundos, nos últimos nove anos, para a Sunnybrook Hospital Foundation, em Toronto”, disse Alcida Pacheco ao Correio da Manhã Canadá (CMC).
O jantar do Dia das Amigas de Brampton, no ano passado, depois de todas as despesas pagas, rendeu 8.605 dólares, que foram entregues à fundação do Hospital Sunnybrook.
No final, depois do sorteio de rifas, com vários prémios para as vencedoras, Alcida Pacheco agradeceu a todas as mulheres que lotaram o salão e aderiram à celebração, terminando com uma mensagem de esperança: “Conto com todas vocês no próximo ano. Até 2026!”