
Lisboa, 31 jan 2022 (Lusa) – Quatro adolescentes de 16 e 17 anos foram detidos em Lisboa por dezenas de roubos durante o mês de janeiro que tinham como “alvos preferenciais” outros jovens, anunciou hoje a PSP.
“Este grupo tinha como alvos preferenciais jovens, efetuando as suas abordagens nas imediações das escolas, dos terminais de transportes públicos e ainda junto de superfÃcies comerciais, operando por todo o distrito de Lisboa”, revelou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, num comunicado.
Depois de detidos, na semana passada, na estação de metro dos Restauradores, em Lisboa, na sequência de um roubo, a PSP acabou por recuperar dinheiro e objetos retirados a mais de 20 vÃtimas e ligar o grupo a “mais de uma dezena” de roubos, desde o inÃcio do ano.
Entre os objetos recuperados, “destacam-se telefones, ‘air pods’, carteiras e ainda vários cartões multibanco que utilizavam para pagamentos por ‘contactless’ [sem necessidade de códigos] e compras ‘online'”, segundo a PSP.
“Foi possÃvel ligar este grupo a mais de uma dezena de roubos que ocorreram durante 2022”, lê-se no comunicado.
Segundo a polÃcia, o grupo “era extremamente organizado e concertado, tendo os seus elementos funções definidas” durante os roubos.
“Além disto, obrigavam as vÃtimas a ceder os seus códigos de segurança de forma a desbloquear os materiais informáticos”, acrescentou.
Segundo a polÃcia, dois dos detidos, depois de ouvidos num primeiro interrogatório judicial, ficaram em prisão preventiva e os outros dois com obrigação de se apresentarem na esquadra da zona onde vivem, além de estarem proibidos “de frequentar a cidade de Lisboa”.
MP // ROC
Lusa/Fim



