
Díli, 01 nov (Lusa) – Um quarto das jovens timorenses são mães antes dos 20 anos, com a desigualdade de género, as elevadas taxas de violência sexual e a falta de informação sobre saúde reprodutiva a contribuírem para essa situação, revela um novo estudo.
O estudo mostra que em muitos dos casos as gravidezes precoces são “frequentemente e rapidamente seguidas por casamentos” contribuindo para que 20% das adolescentes com 18 anos já estejam casadas.
“As desigualdades de género profundamente enraizadas – incluindo altas taxas de violência contra as mulheres e barreiras à saúde reprodutiva – desempenham um papel nestes dados preocupantes”, refere o estudo, que ouviu mulheres em várias zonas urbanas e rurais timorenses.