Defesa: Gastos com defesa aumentam 20% no Canadá e na Europa, diz NATO

Foto: nato.int

Os gastos com defesa dos membros europeus da NATO e do Canadá aumentaram 20% em 2024 face ao ano anterior, segundo o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, a 7 de fevereiro, antes de uma reunião sobre a renovada pressão dos Estados Unidos da América (EUA) para um aumento do investimento.

Donald Trump afirmou em janeiro que os membros da NATO deveriam passar a gastar 5% do produto interno bruto (PIB) em defesa – um nível que nenhum país da aliança, incluindo os Estados Unidos, atinge atualmente.

No ano passado, os EUA foram responsáveis por cerca de dois terços de todas as despesas de defesa dos membros da NATO, de acordo com dados da organização.

No entanto, a NATO indicou que o aumento de 20% nos gastos dos membros não americanos elevou o investimento total em defesa para mais de 485 mil milhões de dólares.

A NATO detalhou ainda que, desde 2014, quando os países da aliança militar transatlântica concordaram com o objetivo de gastar 2% do PIB em defesa, os investimentos da Europa e do Canadá cresceram significativamente, com um aumento adicional de 640 mil milhões de dólares para 700 mil milhões de dólares em 2024.

De acordo com estimativas da NATO publicadas no ano passado, 23 dos 32 membros da aliança cumprem agora esse objetivo.

Até ao fecho desta peça, a NATO não divulgou mais detalhes sobre essas despesas. A reunião dos membros para discussão do tema está agendada para 12 de fevereiro.