Declarações fiscais em atraso podem dar multas, alertam autoridades

Foto: Pexels

Declarar os impostos é este ano mais importante do que nunca para evitar multas por atraso e juros sobre os montantes em dívida numa época dominada por incertezas económicas. O dia 30 de abril foi a data-limite definida para que a maioria dos canadianos apresentasse as suas declarações de impostos deste ano.

Para os trabalhadores independentes, o prazo de apresentação das suas declarações à Canada Revenue Agency termina a 16 de junho, embora os juros sobre quaisquer saldos pendentes tenham começado a acumular-se a 30 de abril.

As autoridades tributárias alertam que os contribuintes que apresentem a declaração de impostos com atraso podem ser penalizados com 5% do saldo em dívida e com um adicional de 1% por cada mês completo de atraso na apresentação da declaração após a data de vencimento, até um máximo de 12 meses.

Mesmo que não tenham possibilidades imediatas de pagamento dos montantes em dívida, os especialistas em assuntos fiscais afirmam ser importante declarar os impostos a tempo, a fim de evitar mais uma fatura, e ainda mais elevada, devido às taxas de declaração tardia.

A CRA estima que receberá mais de 20 milhões de declarações de impostos este ano.