Danone alarga recolha de produtos infantis ao Reino Unido, Espanha, Alemanha, Croácia e Eslovénia

Londres, 06 fev 2026 (Lusa) — A Danone alargou a recolha de produtos infantis, devido à possível presença da toxina cereulida, ao Reino Unido, Espanha, Alemanha, Croácia e Eslovénia, anunciaram as autoridades de segurança alimentar.

Cerca de 15 lotes, com datas de validade diversas, das marcas Aptamil e CowGate foram retirados do mercado espanhol, segundo a Autoridade de Segurança Alimentar do Reino Unido (FSA).

Esta nova recolha constitui uma extensão da que tinha sido anunciada em 23 de janeiro.

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (Aesan) também alargou o alerta emitido em 24 de janeiro para a presença eventual da toxina nas marcas Almiron e Blédina, que pertencem ao grupo Danone.

“Com base no princípio de precaução, a empresa fabricante decidiu retirar novos produtos e lotes. Recomenda-se que as pessoas que têm os produtos abrangidos por este alerta em casa não os consumam”, avisou.

Foram ainda recolhidos lotes de fórmulas infantis na Alemanha, Croácia e Eslovénia, segundo a plataforma europeia RASFF.

Na quinta-feira, já tinha sido anunciado que o grupo francês recolheu mais de 120 lotes de leites infantis das marcas Aptamil e Milumil na Áustria e Alemanha.

Em Portugal, a Danone já iniciou a recolha de cinco lotes de leite infantil da Aptamil por razões de prevenção, disse à Lusa fonte oficial.

A cereulida é uma toxina produzida por algumas estirpes de ‘Bacillus cereus’ responsável por episódios de vómitos e diarreia associados à ingestão de alimentos contaminados.

Os cientistas da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) recomendaram, na segunda-feira, a redução drástica dos níveis permitido desta toxina nas fórmulas infantis.

A cereulida foi detetada num óleo rico em ácido araquidónico produzido pela empresa chinesa Cabio Biotech, fornecedora de vários grandes grupos do setor alimentar, segundo a agência AFP.

A retirada, desde meados de dezembro, de dezenas de lotes de fórmulas infantis de várias marcas da Nestlé, em cerca de sessenta países, desencadeou uma série de recolhas por parte de fabricantes como a Danone e a Lactalis, bem como por empresas mais pequenas, em diversos mercados.

PE (CT) // CSJ

Lusa/Fim