Crise climática faz subir preços dos seguros no Canadá

Foto: Pexels

As alterações climáticas estão a contribuir para eventos climáticos mais frequentes e severos, em todo o mundo, incluindo no Canadá.

Desde tempestades intensas e inundações a incêndios florestais e tempestades de granizo, estes desastres inesperados estão a tornar-se cada vez mais caros. Consequentemente, as seguradoras estão a pagar valores recorde por sinistros relacionados a danos provocados por eventos meteorológicos.

Os proprietários de imóveis também são afetados e sentem o impacto na forma de prémios de seguro residencial mais altos.

De acordo com um relatório recente do Insurance Bureau of Canada, os pagamentos por catástrofes causadas pelo clima atingiram um recorde de 8 mil milhões de dólares canadianos em 2024, quase o triplo do ano anterior e 12 vezes a média do início dos anos 2000.

Um outro estudo do setor realizado pela Canadian Underwriter mostrou que a conta típica do seguro residencial aumentou 5,3% em todo o país em 2025, com os residentes de Alberta a enfrentarem subidas de mais de 9%.

Apesar dos aumentos refletirem as necessidades de ajuste das seguradoras, é importante que os canadianos se previnam. Aumentar a franquia do seguro, optar por seguros em pacote, fortalecer a estrutura física da habitação, informar-se de possíveis descontos e comparar seguradoras são estratégias recomendadas por especialistas de seguros.