Criminalidade no Canadá é maior nas comunidades rurais

Foto: Pexels

Novos dados divulgados pela Statistics Canada, a 29 de abril, mostram que os canadianos em áreas rurais enfrentam uma taxa de criminalidade maior e mais grave do que aqueles que vivem na cidade.

Em 2023, a taxa de crimes relatados pela polícia foi 34% maior nas comunidades rurais em comparação com os centros urbanos. No mesmo ano, a taxa de crimes violentos, que inclui homicídios, violência doméstica e agressões, foi 1,7 vezes maior nas áreas rurais.

As conclusões da Statistics Canada baseiam-se no índice de gravidade da criminalidade (CSI), que regista o volume e a gravidade dos crimes.

Saskatchewan, em 2023, registou o maior CSI rural do país, com 204, seguido por Manitoba e Alberta, com 184 e 145, respetivamente.

No entanto, a Ilha de Prince Edward, Ontário e Quebec foram as únicas exceções. Essas províncias apresentaram taxas gerais de criminalidade rural inferiores às urbanas. Segundo a Statistics Canada, a taxa de criminalidade rural é três vezes maior nas regiões do norte do que nas áreas do sul.

Contudo, as grandes cidades, como Toronto, apresentam novos tipos de violência a cada dia. Um caso caricato, registado recentemente, ocorreu na Danforth Avenue, a 29 de abril, quando um homem empurrou com agressividade um carrinho de compras para a ciclovia, derrubando um ciclista. O incidente de grande violência ficou registado em vídeo e o suspeito foi detido mais tarde pela polícia de Toronto.