
Londres, 13 ago (Lusa) – A agência de notação financeira Moody’s considera que a criação de um veículo financeiro em Angola para comprar créditos malparados é positiva para a qualidade dos ativos bancários, mas o risco desses ativos vai continuar elevado.
“Esperamos que o risco dos ativos se matenha elevado em Angola devido à redução da despesa pública e aos significativos atrasos nos pagamentos do Estado no seguimento da descida das receitas petrolíferas, a maior fonte de rendimento do Governo”, escrevem os analistas da agência de ‘rating’ Moody’s.
Numa nota enviada aos investidores sobre a criação de um veículo financeiro para comprar os créditos malparados dos bancos locais, a que a Lusa teve acesso, os analistas lembram que os riscos de desvalorização do kwanza continuam a prejudicar o desempenho dos bancos, cuja exposição a moeda estrangeira vale 30% dos ativos.
