
Londres, 09 jul 2020 (Lusa) – O Reino Unido registou 85 mortes nas últimas 24 horas, menos do que no dia anterior, tendo o total de óbitos durante a pandemia covid-19 subido para 44.602, informou hoje o ministério da Saúde britânico.Â
O número de infeção confirmados por teste aumentaram em 642 para 287.621, indicou a mesma fonte.Â
No balanço diário de quarta-feira, o governo tinha contabilizado 126 mortes e 630 novos infetados.Â
O Reino Unido continua a ser o paÃs com o terceiro maior número de mortes no mundo durante a pandemia de covid-19, atrás dos EUA e Brasil, mas o impacto estende-se também à economia.Â
Hoje, o grupo de farmácias Boots revelou a intenção de despedir 4.000 trabalhadores e a rede de lojas John Lewis também conta cortar 1.300 postos de trabalho, juntando-se ao crescente número de anúncios de empresas britânicas de redução de recursos humanos.Â
O ministro das Finanças, Rishi Sunak, que apresentou um pacote de estÃmulo económico no valor total de 30 mil milhões de libras (33 mil milhões de euros) na quarta-feira, admitiu hoje que “aproximam-se tempos difÃceis” à medida que os apoios à s empresas durante o confinamento vão ser reduzidos a partir de agosto.
Entretanto, o governo anunciou que vai permitir a reabertura de piscinas ao ar livre a partir de 11 de julho e de ginásios, piscinas e instalações desportivas interiores a partir de 25 de julho, numa tentativa de fazer retomar a atividade económica num setor parado desde meados de março.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 549 mil mortos e infetou mais de 12 milhões de pessoas em 196 paÃses e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Â
BMÂ // EL
Lusa/fimÂ



