Covid-19 Ontário: Fim do Programa de Vigilância de Águas Residuais

Foto: CityNews

Uma decisão que gerou reações negativas entre especialistas de saúde pública. O Governo de Ontário vai pôr fim ao programa de vigilância das águas residuais, o maior do país neste domínio, que ajudou a rastrear os níveis de Covid-19, assim como de outras ameaças de doenças infeciosas, incluindo o RSV, a gripe e a varíola.

Mas não se limita a doenças infeciosas, ajudando ainda a monitorizar as tendências do consumo de drogas, identificar poluentes, avaliar a eficácia das intervenções de saúde pública e acompanhar a propagação da resistência antimicrobiana.

A vigilância das águas residuais pode muitas vezes informar e alertar as intervenções de saúde pública e as decisões políticas, para implementação de testes específicos.

A decisão de fim deste programa está a preocupar os médicos e investigadores de Ontário, suscitando muitas reações nas redes sociais.

Thomas Piggot, diretor médico de saúde de Peterborough, demonstrou a sua preocupação no X.

“É com profunda decepção que tomamos conhecimento do cancelamento do financiamento do programa de vigilância das águas residuais no Ontário.”

“Esta informação tem sido fundamental não só para a COVID-19, mas também para outras ameaças de doenças infecciosas (gripe, RSV, MPox, poliomielite e agora H5N1) no Ontário”, acrescentou.

Outro especialista que se manifestou contra a decisão foi o professor de gerenciamento de emergências da York University, Eric Kennedy.

“Isso é absolutamente brutal. A vigilância das águas residuais é fundamental para compreender a prevalência de diferentes vírus”, afirmou Kennedy.

Também o Green Party criticou a decisão e num comunicado oficial o líder, Mike Schreiner, disse que vai juntar-se à comunidade científica para que o programa não seja cancelado.