Covid-19 no Canadá: Canadá aprova medicamento Evusheld da Astrazeneca

Foto: AstraZeneca
Foto: AstraZeneca

Os canadianos com 12 anos ou mais têm agora um novo medicamento disponível para tratar a Covid-19. O chamado Evusheld da AstraZeneca acaba de receber luz verde no país.

A Health Canada aprovou o Evusheld da AstraZeneca. Trata-se de um medicamento que combina anticorpos com ação prolongada para tratar a Covid-19. Para os especialistas, esta é uma “boa notícia”.

A AstraZeneca Canada diz que o medicamento recebeu um aviso de conformidade da Health Canada para tratar o coronavírus leve a moderado em pessoas com 12 anos ou mais.

O Evusheld já tinha sido aprovado em abril, mas apenas para doentes imunocomprometidos.

De acordo com a Health Canada, o Evusheld é um medicamento de anticorpos monoclonais, que impede que o vírus infete células saudáveis.

A agência acrescenta que o Evusheld pode prevenir a infeção, ajudar o corpo a recuperar da doença e reduzir o risco de sintomas graves.

De acordo com os médicos, o medicamento é bastante fácil de administrar, numa injeção de dose única sem interações medicamentosas.

Os dados sugerem que há uma redução de 50% nos internamentos e doenças graves entre as pessoas que o recebem.

A Health Canada aconselha os pacientes a conversarem com o médico de família antes de tomarem o medicamento, de forma “a evitar efeitos colaterais e garantir uma utilização adequada”.

Atualmente, ainda não se sabe se o medicamento é seguro para as grávidas. De acordo com a Heatlh Canada, só será administrado em grávidas, se se provar que os seus benefícios potenciais superam os riscos para a paciente e o feto.

Além do Evusheld, há outros tratamentos para a Covid-19 disponíveis no Canadá. Incluem-se o Paxlovid da Pfizer e outros tratamentos administrados por injeção.