COVID-19: ANGOLA ANUNCIA AUMENTO DA CAPACIDADE DIÁRIA DE TESTAGEM

Luanda, 31 ago 2020 (Lusa) – O secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola disse hoje que a província de Luanda terá a capacidade, dentro dos próximos cinco dias, uma capacidade de 6.000 testes por dia da covid-19.

Franco Mufinda falava hoje à margem do ato de lançamento da testagem em massa de 5.000 dos 30.000 taxistas previstos em Luanda.

Segundo o governante angolano, estarão disponíveis diariamente 3.000 testes de biologia molecular e igual número de serologia.

“Haverá também expansão em outras províncias”, nomeadamente Lunda Norte, para dar suporte à parte leste, Huambo para o centro e a parte sul, apoiado por Benguela, e o Uíje, disse Franco Mufinda.

Angola registou até à presente data um cumulativo de 2.624 casos, dos quais 107 óbitos, estando já a doença presente em 15 das 18 províncias do país.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 847.071 mortos e infetou mais de 25,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

NME // VM

Lusa/Fim