
Na altura do ano em que as famílias procuram uma árvore de Natal natural, a procura deste ano está a ser difícil, com a constatação de que os bolsos familiares estão mais vazios.
Apesar de os vendedores registarem uma maior procura, de acordo com a Canadian Christmas Tree Association, principalmente entre os mais jovens, os produtores de árvores sofreram um impacto na produção devido aos custos associados ao aumento da inflação.
À semelhança de muitas indústrias que aumentaram os preços dos seus produtos, com o aumento do preço do fertilizante, do combustível, do custo da mão de obra e do seguro, as árvores de Natal também registaram um aumento de preço. Este ano, dependendo do tipo e do tamanho, uma árvore pode custar entre 80 e 300 dólares.
O aumento dos preços assustou algumas famílias, que decidiram adotar outras estratégias, como árvores reutilizáveis. No entanto, ainda há famílias com esperança de conseguir encontrar a sua árvore natural antes de 25 de dezembro. Essa esperança surgiu após o anúncio do Governo federal sobre a possibilidade de isenção temporária do GST/HST em alguns produtos, incluindo árvores de Natal, a partir de 14 de dezembro.
Enquanto isso, a votação da legislação proposta foi agendada para quinta-feira, 28 de novembro, após a apresentação do projeto de lei pela ministra das Finanças, Chrystia Freeland, a 26 de novembro.
Apesar de a nova legislação não ter o mesmo impacto financeiro em todas as províncias, devido às diferenças percentuais nos impostos, alguns dos líderes políticos da oposição manifestaram-se a favor.
O NDP, liderado por Jagmeet Singh, referiu ser a favor da proposta, mas acrescentou que o seu partido defende que o GST deva ser permanentemente excluído de itens essenciais do dia a dia, como contas mensais de internet, telefone e aquecimento residencial.
Até ao fecho desta peça, o resultado da votação do projeto de lei no Parlamento ainda não era conhecido.
