Comércio: Isenção temporária do GST impulsiona consumo no ‘Boxing Day’

Foto: Pexels

Os compradores afluíram aos centros comerciais a 26 de dezembro para aproveitarem as ofertas do ‘Boxing Day’, tornadas mais atrativas pela isenção temporária do Governo federal do GST, mas há quem diga que os preços mais baixos não são suficientes para acompanhar o custo de vida do país.

Durante dois meses, uma série de artigos, incluindo brinquedos para crianças, jogos de vídeo e consolas, snacks, vinho e comida de restaurante estão isentos de GST ou HST, dependendo da província. A isenção de impostos incentivou alguns consumidores a aproveitarem os saldos do ‘Boxing Day’ nos seus retalhistas locais.

Algumas famílias esperaram a data para fazer compras de presentes de Natal, mas alegaram que embora o desagravamento fiscal sido uma ajuda para as famílias a suportar os preços dos alimentos, gostavam que o governo fizesse mais para ajudar os canadianos a suportar o elevado custo de vida, especialmente a habitação.

O vice-presidente de relações com o Governo federal do Conselho de Retalho do Canadá, Matt Poirier, defendeu que o Boxing Day, em particular, deverá receber um impulso no meio da pausa temporária.

No entanto, ele disse que as empresas, incluindo aquelas com sistemas de pagamento mais antigos, enfrentaram obstáculos ao tentar implementar a redução de impostos em curto prazo e até mesmo descobrir quais itens se qualificam.

Alguns vendedores dão conta de maior afluência de clientes desde que foi anunciado o desagravamento fiscal.