Cinema no Quebec: representantes querem receber produções de Hollywood

FOTO: PKP_Qc TWITTER
FOTO: PKP_Qc TWITTER

Por causa do projeto de lei 96, os representantes dos filmes de cinema do Quebec dizem que o Governo da província deveria deixar claro que a província está aberta a negócios na língua inglesa. Na última terça-feira, foi revelado que as filmagens de filmes e TV estrangeiras caíram na província francófona, em 2022, face aos anos anteriores.

Desde a adoção do projeto de lei 96, na primavera passada, tornou-se mais difícil vender o Quebec como local para filmagens de Hollywood e de televisão.

Os representantes do cinema do Quebec dizem que agora têm de explicar regularmente aos executivos dos estúdios de Hollywood que ainda podem filmar em inglês na província francófona. Existe uma perceção de que a lei obrigaria todas as filmagens a serem inteiramente na língua francesa.

No entanto, a perceção é errada já que, pouco depois de a lei ter sido aprovada em maio de 2022, grupos de cinema pediram ao premier François Legault que alterasse a lei, que se destina a proteger a língua francesa no Quebec.

“Por vezes ouvimos dizer, ‘Oh, quando formos a Montreal, teremos de filmar em francês'”, disse Christine Maestracci, CEO do Quebec Film and Television Council.

Uma cláusula chave do projeto de lei diz que as empresas com mais de 25 empregados devem operar inteiramente em francês. A alteração à lei declara que esta cláusula não se aplica a produções culturais numa língua que não o francês, se tais produções tiverem de ser realizadas nessa língua.

“Se vierem ao Quebec, há uma isenção específica para tudo o que seja cultural e não seja em francês”. E isso aplicar-se-ia a qualquer filme ou qualquer série que fosse produzida no Quebec”, disse a CEO que destaca que as filmagens de filmes e TV estrangeiras caíram em 2022.

Maestracci e o principal sindicato cinematográfico do Quebec dizem que o Governo provincial deve fazer mais para deixar claro a Hollywood que o Quebec está aberto a negócios na língua de Shakespeare.

“Ajudaria certamente se o Governo fizesse uma declaração forte”, disse Maestracci, notando que François Legault foi a Hollywood em 2019 para tentar atrair filmagens de cinema e televisão.

Maestracci disse que as filmagens de Hollywood foram reduzidas no Quebec em 2022, em parte porque outras jurisdições aumentaram os seus créditos fiscais. Alguns produtores de Hollywood também se queixaram de que é difícil lidar com a Câmara Municipal de Montreal em relação às licenças de filmagens.