Cibersegurança: Incidente cibernético compromete dados de alunos na GTA

Foto: Pexels

O Toronto District School Board (TDSB) e os conselhos públicos das regiões de Peel e York estão entre os afetados por um incidente cibernético que envolveu um software utilizado para armazenar uma série de informações sobre os alunos.

A 8 de janeiro, o TDSB enviou uma carta aos pais explicando o incidente que envolveu o software PowerSchool, utilizado por muitas direções escolares em toda a América do Norte.

Na carta, o TDSB referiu que a equipa de cibersegurança ativou prontamente o plano de resposta, tomando medidas imediatas para garantir que os sistemas críticos do conselho escolar permanecessem operacionais.

O conselho escolar acrescentou que está a trabalhar com a PowerSchool, realizando uma investigação exaustiva para compreender a natureza do incidente e quais as informações pessoais que podem ter sido afetadas.

No entanto, o conselho escolar partilhou também que a PowerSchool informou ter recebido a confirmação de que os dados acedidos por um utilizador não autorizado foram eliminados e que não foram publicadas cópias desses dados online.

O Peel District School Board, o York Region District School Board e o Durham District School Board também notificaram os funcionários e as famílias.

O Upper Canada District School Board, com sede em Brockville, Ontário, a 8 de janeiro, também referiu que tinha sido afetado pelo incidente informático, indicando que os dados pessoais não tinham sido comprometidos.

De acordo com a PowerSchool, a violação de dados ocorreu entre 22 e 28 de dezembro.

A PowerSchool acrescentou que o Comissário para a Informação e a Privacidade de Ontário foi notificado e que os proprietários da informação afetada serão informados o mais rapidamente possível.

Até ao fecho desta peça, não foram fornecidos detalhes sobre os ciberincidentes.