CIA preparou “operação de diversão” durante buscas de pilotos norte-americanos no Irão

Washington, 06 abr 2026 (Lusa) – A Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA) realizou uma “operação de diversão” para confundir os iranianos enquanto prosseguiam as buscas para localizar os dois pilotos cujo avião tinha sido abatido, afirmou hoje o diretor dos serviços secretos.

“Para além dos recursos humanos e técnicos mobilizados pelo Presidente para encontrar os nossos pilotos, a CIA levou a cabo uma operação de diversão com o objetivo de semear a confusão entre os iranianos que os perseguiam incansavelmente”, afirmou John Ratcliffe durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, ao lado do Presidente norte-americano, Donald Trump, e do secretário da Defesa, Pete Hegseth.

Na mesma conferência de imprensa, Trump revelou que mais de 170 aeronaves militares participaram na operação de resgate de dois pilotos de caças norte-americanos em território iraniano no fim de semana.

O Presidente republicano especificou que a primeira missão envolveu 21 aeronaves e a segunda mobilizou 155 aparelhos, tendo permitido recuperar os militares em segurança.

O Presidente indicou ainda que dois aviões de transporte militar ficaram imobilizados na areia durante a operação e tiveram de ser destruídos no local.

Nestas declarações à imprensa, Trump ameaçou um órgão de comunicação social norte-americano, que não identificou, com medidas legais, após alegadas fugas de informação sobre a operação de busca de um piloto desaparecido no Irão.

De acordo com o chefe de Estado, as autoridades iranianas só terão tido conhecimento do desaparecimento após a divulgação dessas informações, acrescentando que irá exigir a identificação da fonte responsável pela fuga.

“Vamos descobrir quem foi, trata-se de segurança nacional, e a pessoa que fez a reportagem irá para a prisão se não o revelar”, afirmou Trump, acusando os funcionários que divulgaram a informação de terem complicado a operação.

Os Estados Unidos (EUA) resgataram este fim de semana dois pilotos da Força Aérea do território iraniano, depois de o caça em que voavam ter sido abatido pelas forças militares daquele país.

Na tarde de sexta-feira, vários meios de comunicação social, incluindo o jornal The Washington Post e o portal Axios, noticiaram, citando funcionários governamentais que falaram sob anonimato, o resgate de um dos pilotos e que o segundo continuava desaparecido no Irão.

No domingo, o Presidente norte-americano anunciou que Washington conseguiu resgatar o piloto que estava desaparecido, numa operação que classificou como uma das “mais ousadas” da história.

Os Estados Unidos e Israel têm em curso desde 28 de fevereiro uma ofensiva militar de grande envergadura contra o Irão, que já causou mais de três mil mortos na região.

Teerão respondeu com ataques contra interesses norte-americanos e israelitas nos países do Golfo Pérsico, além de bloquear o Estreito de Ormuz, o que fez disparar os preços do petróleo.

 

TAB (RJP) // SCA

Lusa/Fim