Chrystia Freeland deixa Governo para ser enviada especial para Ucrânia

Foto: X Chrystia Freeland

A ministra dos Transportes e Comércio Interno, Chrystia Freeland, decidiu deixar o gabinete para servir como enviada especial do Canadá para a Ucrânia. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Mark Carney a 16 de setembro.

Carney agradeceu a Freeland pelo seu “serviço extraordinário” ao Canadá como membro do gabinete ao longo da última década, elogiando a sua “versatilidade, inteligência bruta e liderança baseada em princípios”.

Freeland, de ascendência ucraniana, passa a assumir o cargo de representante especial do Canadá para a Reconstrução da Ucrânia, continuando com responsabilidades como membro do Parlamento canadiano.

No entanto, Freeland não fez nenhuma menção à nomeação diplomática durante o comunicado em que anunciou a sua renúncia. A ministra afirmou apenas que não concorrerá nas próximas eleições federais.

A declaração de Freeland foi publicada nas redes sociais após a sua última reunião do gabinete em Ottawa.

O ministro do Comércio Canadá-Estados Unidos da América (EUA), Dominic LeBlanc, que também é ministro dos Assuntos Intergovernamentais, vai assumir a pasta do Comércio Interno de Freeland.

Steven MacKinnon, assume o cargo de ministro dos Transportes.

Ambos os ministros tomaram posse em Rideau Hall a 16 de setembro.