
Luanda, 10 set 2019 (Lusa) – A China construiu e reparou já 2.800 quilómetros de ferrovia, 20.000 quilómetros de estradas, construiu 100.000 habitações sociais e mais de 100 escolas e 50 hospitais em Angola, nos últimos 17 anos, disse hoje o embaixador asiático no paÃs.
Segundo Gong Tao, as obras que contaram com a “participação ativa” de cidadãos do seu paÃs, sobretudo depois do final do conflito armando angolano, em 2002, no quadro das relações bilaterais, servem para “consolidar a base do desenvolvimento económico” de Angola.
“A cooperação China/Angola se tornou também um modelo para a cooperação sul-sul entre a China e os paÃses africanos”, disse hoje o diplomata chinês durante uma conferência de imprensa, em Luanda.
Realçando os êxitos alcançados para as duas partes do domÃnio da cooperação, que dura há 36 anos, Gong Tao sublinhou que a cooperação bilateral nas diversas áreas entre China e Angola, sobretudo nos últimos 17 anos, “tiveram resultados positivos”.
“Na área polÃtica as duas partes compreendem e se apoiam constantemente e tornamo-nos parceiros estratégicos em 2010, após a guerra civil a China foi um dos primeiros que responderam a necessidade da reconstrução de Angola, as instituições financeiras da China têm oferecido financiamento em grande montante”, realçou.
O volume do investimento chinês em Angola ultrapassou já os 20.000 milhões de dólares (18 mil milhões de euros) estimou hoje, o embaixador da China no paÃs referindo que a dÃvida de Angola para com o seu paÃs “tem vindo a diminuir”.
Gong Tao, a trabalhar em Angola há cinco meses, falava hoje no Centro de Imprensa AnÃbal de Melo (CIAM), centro de Luanda, sobre o quadro do desenvolvimento das relações sino-angolanas.
DYAS // PJA
Lusa/Fim



