Chega formalizou hoje candidatura a Lisboa

Lisboa, 13 ago 2025 (Lusa) — O Chega entregou hoje a candidatura à Câmara Municipal de Lisboa e restantes órgãos autárquicos da cidade com a expectativa de ganhar e com propostas nas áreas da mobilidade, higiene urbana, habitação e segurança.

O candidato a presidente de Câmara, Bruno Mascarenhas, acompanhado de mais de duas dezenas de outros candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Lisboa e às 24 juntas de freguesia da capital entregaram as listas hoje à tarde, no Palácio da Justiça.

“A nossa expectativa, como nós somos o segundo partido do país, obviamente o objetivo é ganhar. Nós temos aqui uma equipa e um programa que é precisamente para vencer estas eleições. Não estamos à espera de outro resultado, é a nossa convicção”, afirmou aos jornalistas Bruno Mascarenhas.

Bruno Mascarenhas, que nos últimos quatro anos foi deputado municipal pelo partido, considerou que os problemas da cidade foram-se agudizando durante este período e realçou que o percurso do Chega na Assembleia Municipal lhe permite estar preparado “para dar uma resposta àquilo que os lisboetas querem”, para “mudar este estado de coisas”.

O candidato destacou que o Chega é uma alternativa credível, tem propostas na área da mobilidade, na higiene urbana, na habitação e na segurança e que o voto no partido permite “uma mudança completa de paradigma no âmbito da gestão” autárquica.

“Acho que as pessoas na cidade, não aqueles que fazem a propaganda, sabem que Carlos Moedas realmente falhou a todos os níveis e sinceramente acho que a grande parte das pessoas está farta dele”, afirmou.

O programa do Chega para Lisboa deverá ser apresentado em 12 de setembro, disse.

No atual mandato (2021-2025), a Câmara Municipal de Lisboa é presidida pelo social-democrata Carlos Moedas, que governa sem maioria absoluta, eleito pela coligação “Novos Tempos” – PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança.

A coligação de direita tem sete eleitos, o mesmo número do que a lista “Mais Lisboa” (PS/Livre), enquanto a CDU (PCP/PEV) tem dois e o BE um.

Para as eleições autárquicas de 12 de outubro foram anunciadas as candidaturas à presidência da Câmara de Lisboa de Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/IL), João Ferreira (CDU), Ossanda Líber (Nova Direita), Bruno Mascarenhas (Chega), José Almeida (Volt) e Adelaide Ferreira (ADN).

RCS // VAM

Lusa/Fim